Um bom esquema de iluminação é essencial para despertar a atenção de mais clientes e tornar o seu negócio mais interessante para o público. Descubra como a aplicação de lâmpadas LED pode fazer a diferença em projetos de iluminação para lojas.

Projetos de iluminação para lojas quando bem executados agregam muito valor a marca e ajudam a despertar o interesse de mais clientes. Uma empresa com a luminosidade bem planejada e estruturada possui o poder de direcionar o público, criar um ambiente aconchegante e até mesmo influenciar os sentidos dos clientes e estimula-los a compra.

Nesse contexto, as lâmpadas de LEDs surgiram como uma solução para a criação de espaços bem iluminados e que proporcionam inúmeras possibilidades de brilho. Se você está pensando em reformular a iluminação de seu estabelecimento, separamos as principais dicas e benefícios que a aplicação do LED pode oferecer para a criação e estruturação do seu espaço comercial.

Por que o LED?

As lâmpadas de LEDs podem ser quentes ou frias e aliam alta eficiência de energia com beleza estética. Quando bem aplicados, atrelam valor e uma estética elegante ao ambiente e não necessitam de trocas constantes como lâmpadas comuns, uma vez que possuem uma vida útil superior que pode chegar a até mais de 20 mil horas de durabilidade.

Além disso, os LEDs não precisam possuir necessariamente o formato tradicional de uma lâmpada comum e podem ser encontrados no formato de fitas, o que amplia as possibilidades de uso e aplicação.

Iluminação para lojas: Projeto com lâmpadas de LED

Os LEDs proporcionam mais uniformidade de brilho e destacam a comunicação visual de sua empresa com harmonia e beleza.

Como começar a montar um projeto de iluminação para uma loja?

Como todo projeto, um bom planejamento é essencial por todo processo. Antes de começar, é necessário assegurar-se que tudo está alinhado e bem definido com a identidade visual da marca e com a proposta da mesma.

A definição do público também é uma parte extremamente importante durante a aplicação. Conhecer e entender o estilo de vida das pessoas que compõem o mercado é essencial para atrair com mais consistência os clientes que você deseja que frequentem o seu espaço. Iluminações mais claras e uniformes possuem mais eficiência em locais populares, já jogos de luzes com sombras são mais voltados para lugares mais refinados e confortáveis. Ter essas informações bem definidas é indispensável para um projeto de iluminação para lojas bem executado e que seja coerente com a proposta do seu negócio.

Possibilidades de aplicação

O LED tem sido um material muito aplicado em projetos de iluminação para lojas devido a sua ampla variedade de opções para aplicação. Quando pensamos um um ambiente comercial, as lâmpadas de LEDs tem sido utilizada das seguintes maneiras:

1. Iluminação de prateleiras

Iluminar prateleiras com fitas de LED é uma maneira de atrair a atenção do consumidor ao mesmo tempo que você realça os seus produtos. Essa aplicação também permite a possibilidade de destacar diferentes segmentos e dividir categorias de produtos com maior facilidade.

Iluminação para lojas: Prateleiras iluminadas com LEDs

2. Vitrines

Para a iluminação de vitrines, o LED deve ser aplicado de maneira a qual todos os produtos possuam o mesmo nível de destaque. Para atingir um efeito uniforme, é recomendado o uso de uma iluminação direta e que possa ser aplicada tanto de baixo ou para cima com foco nos produtos. Alguns modelos de LEDs possuem variação de cor, o que ajuda na elaboração estética da vitrine.

Iluminação para lojas: vitrine elaborada com iluminação em LED

Pensando em melhorar visualmente a sua vitrine? Dê uma olhada nesse artigo sobre como chamar mais atenção de clientes com a aplicação do vinil eletrostático? 

3. Backlight

O backlight é um meio de comunicação utilizado para realçar comunicações. Seu formato se dá através de um painel com lâmpadas de LEDs em sua parte interna e quando acessas proporcionam um maior destaque para a comunicação impressa. Esse material tem sido utilizado para aplicações em lojas e visa facilitar a divulgação de marcas e segmentos específicos de produtos,podendo ser encontrado sobre prateleiras ajudando a dividir os produtos e marcas por categorias.

Iluminação para lojas: Painéis backlitgh com iluminação em led

Como escolher o modelo ideal?

Apesar das inúmeras possibilidades de utilização, existem algumas características que você deve se atentar antes de comprar um LED, como por exemplo:

Temperatura da lâmpada: a temperatura pode influenciar na primeira impressão e nas sensações sentidas ao chegar no ambiente. As lâmpadas mais quentes proporcionam um ambiente mais aconchegante enquanto as lâmpadas frias são mais claras e causam sensação de energia.

Ângulo de abertura: o ângulo de abertura de um LED que irá determinar a direção da luz. Antes de comprar o LED é necessário ter decidido onde será a sua utilização para que a aplicação seja feita de maneira correta. Quanto maior o ângulo, mais dispersa é a iluminação o que faz o LED ideal para ambientes maiores. Se o ângulo for menor, ele é indicado para o uso em luminárias e pequenos letreiros.

Potência: o valor luminoso marca a quantidade de luz que uma lâmpada pode gerar e este é um aspecto fundamental para a compra uma vez que ele irá influenciar na quantidade de luz dispersa no local em que for aplicado. Para ambientes em que é necessário um maior nível de luminosidade a potência deve ser mais alta, caso ao contrário a potência deverá ser menor.

Projetos de iluminação para lojas são cada vez mais importantes e as lâmpadas de LEDs estão se tornando essenciais pois proporcionam a criação de um ambiente mais harmônico e atrativo para os clientes.

Agora que você já sabe mais sobre a utilização dos LEDs e como aplica-lo em sua loja que tal conferir nossas principais opções de modelos para o seu negócio?