Entenda o impacto das impressoras 3D na educação e descubra como o seu uso tem transformado o aprendizado nas instituições de ensino ao redor do mundo.

Sabemos que criar um ambiente de ensino estimulante, onde o aluno sinta-se motivado e interessado no aprendizado, é um dos maiores desafios enfrentados no dia a dia de professores e diretores de grandes instituições de ensino ao redor do mundo.

Com a tecnologia tornando-se cada vez mais indispensável para a elaboração e desenvolvimento de conteúdos didáticos, é crescente a implantação de ferramentas tecnológicas como lousas digitais, projetores e tablets no cotidiano do estudante, que gradativamente tem utilizado mais tecnologias para facilitar e simplificar seus métodos de estudo.

Nesse contexto, é comum o surgimento de novas técnicas e dentro desse crescimento existe uma nova tecnologia que tem despertado a atenção de educadores de grandes institutos: a utilização de impressoras 3D na educação para um aprendizado mais especializado.

A produção de protótipos tem tornado essencial a presença de impressoras 3D na educação

Fazendo parte de um extenso grupo de novidades e inovações tecnológicas, o uso de impressoras 3D na educação tem transformado e aprimorado métodos educacionais ao redor do mundo. 

Por que utilizar?

A utilização da tecnologia 3D tem sido considerada por muitos especialistas uma revolução na metodologia de ensino de diversas disciplinas. Por ser uma ferramenta extremamente flexível e de fácil utilização, as impressoras 3D transformam o aprendizado em uma experiência dinâmica e mais interativa, otimizando e aumentando as possibilidades de ensino para o professor. Para o aluno, a experiência de explorar algo mais próximo a realidade incentiva o aprendizado, uma vez que irá aplicar os seus conhecimentos em algo que utilizará, como por exemplo, em uma futura profissão.

Além disso, a aplicação da ferramenta 3D otimiza o processo e transforma o ensino em um ambiente mais desafiador com a criação e geração de protótipos variados, que também incentivam o trabalho em equipe. Existe também a possibilidade de explorar a ferramenta através do desenvolvimento de diferentes moldes, aperfeiçoando individualidades e habilidades de cada estudante. Vale ressaltar que a presença de uma impressora 3D não substitui a presença do professor na sala de aula, mas que encontra-se presente para transformar os seus métodos tradicionais de aprendizado para algo voltado para a prática.

Quais os benefícios?

O surgimento de novas tecnologias transformou e continua a mudar o processo de aprendizagem no dia a dia de colégios e universidades. O que antes poderia ser considerado como um desenvolvimento mais gradual, tornou-se muito mais rápido e com um maior compartilhamento de informações.

O 3D chega nas instituições como uma forma de materializar e humanizar o processo de ensino. Atividades e oficinas de estudo, onde as interações e participações são necessárias para o aprendizado são considerados locais perfeitos para a aplicação desse tipo de tecnologia, e geram enormes benefícios para os alunos.

A criatividade, como por exemplo, acaba sendo estimulada com a elaboração de novos projetos, dando ao aluno uma maior autonomia no processo e desenvolvimento de suas próprias ideias.

A utilização e demonstração física de protótipos também facilita na visualização e entendimento por parte do estudante, uma vez que estão disponíveis para manuseio. Isso também torna possível que o professor desenvolva métodos de prática e teoria durante suas aulas.

Por fim, todos esses benefícios oferecidos pela tecnologia 3D fazem com que o aluno também ganhe um diferencial no mercado de trabalho. Esse tipo de impressão, tem adquirido cada vez mais espaço em grandes empresas e possuir habilidade com essa técnica pode ser uma boa porta de entrada para uma futura profissão.

Onde aplicar?

São diversas as áreas de ensino que podem utilizar os benefícios da tecnologia 3D.

Na medicina e na biologia, os estudantes precisam lidar com inúmeros tipos de detalhes e características variáveis. Com o desenvolvimento de protótipos, os alunos obtêm um estudo muito mais especializado e o que antes eram apenas vistos através de livros ou imagens de computador, pode ser experienciado na vida real. Vale ressaltar que o aluno vivenciar esse tipo de experiência enquanto ainda cursa a disciplina é de grande ganho para o desenvolvimento profissional do mesmo, uma vez que sua profissão terá grande impacto na vidas de pacientes.

Impressoras 3D na educação: como a medicina pode utilizar essa tecnologia para um ensino mais especializado e aprofundado.

Outras disciplinas como engenharia, arquitetura e design também podem se beneficiar dessa tecnologia. Para a engenharia e a arquitetura, a criação de maquetes oferece ao engenheiro e ao arquiteto uma visão mais ampla de um futuro projeto, permitindo que os mesmos executem seus trabalhos com maior precisão e especialização. Já para o design, a impressão de protótipos de produtos permitirá uma avaliação precisa, permitindo um aperfeiçoamento mais detalhado para o resultado final.

Impressoras 3D na educação: a produção de maquetes e protótipos tem transformado o ensino em cursos de Arquitetura e Engenharia.

A produção de maquetes e protótipos facilita a visualização de erros e adaptações mais corretas e eficientes, tornando essencial a presença de impressoras 3D na educação de alunos e universitários dos mais diversos cursos. 

Nas escolas, a tecnologia 3D já começa a dar resultados com os estudantes desde cedo. Elvira Rach, diretora de educação da iGo3D, destaca a importância do uso dessa tecnologia nas escolas: “A tecnologia tem mudado tudo, especialmente no segmento da educação. Cada vez mais o aprendizado está associado a prática através de conteúdos digitais, o que pode se tornar um grande problema, e o segmento 3D está prestando atenção nisso. A educação é algo essencial para o futuro dos estudantes e essas mudanças são mais profundas do que simplesmente implantar um iPad na sala de aula.

A utilização de impressoras 3D na educação chegou para revolucionar a aplicação de metodologias de ensino, com infinitas possibilidades de uso e com uma presença cada vez mais essencial para o desenvolvimento avançado e mais especializado de diversas disciplinas. Saber utilizar os avanços tecnológicos em favor de melhorias é uma necessidade indispensável e deve ser tratada como uma aliada em todo o processo e que através dela transformações e benefícios que pareciam improváveis até pouco tempo, vão começar a surgir.

A Nova Silk possui um portfólio com as melhores impressoras 3D do mercado, e agora que você já conhece os principais benefícios do uso de impressoras 3d na educação, que tal conhecer nossas principais escolhas para você revolucionar o método de ensino em sua instituição?