Procurando uma opção atual e moderna para o seu projeto de decoração? Confira como o uso de móveis com LEDs tem se tornado uma tendência entre grandes arquitetos e ajudado o mercado de marcenaria a criar soluções que valorizam e modernizam os mais variados ambientes.

A iluminação em LED se tornou uma tendência na arquitetura moderna por conta do seu ótimo custo benefício, facilidade de aplicação e diversidade de uso. Com tantas vantagens, esse tipo de iluminação começou a ganhar espaço em espaços planejados, passando também a ser aplicado em móveis.

Com isso, grandes projetos de arquitetura começaram a utilizar móveis com LEDs em seus projetos, impulsionando a busca busca por profissionais no ramo de marcenaria que são capazes de trazer um ar mais moderno e sofisticado para os espaços.

Se você está pensando em utilizar móveis com LEDs para a composição de algum projeto de decoração, ou é um profissional da área de marcenaria buscando possibilidades de criação, confira a seguir, o artigo que preparamos com todas as vantagens e exemplos de aplicação dessa tendência no dia a dia: 

Cuidados de aplicação

Apesar das diversas variedades de aplicação, alguns cuidados são necessários para que a aplicação dos LEDs seja feita de maneira harmônica e que seja coerente com o ambiente onde está sendo aplicado. 

Sidneia Teixeira, sócia diretora da  d’A Marcenaria, nos explica que qualquer móvel pode receber a aplicação de lâmpadas ou fitas de LED, porém com alguns cuidados: “a aplicação pode ser feita desde que seja realizado um planejamento elétrico para verificar a alimentação mais adequada para o móvel e o efeito de iluminação que se deseja realizar”, ressalta.

A utilização dos LEDs tem sido comum em ambientes como cozinhas, armários e closets de quartos, espelhos em banheiros e para não causar um desequilíbrio forte no ambiente é necessário atentar-se para alguns critérios como a potência e a temperatura dos módulos.

Em nosso artigo sobre a aplicação de fitas de LED, explicamos os cuidados e critérios necessário para se atentar durante a compra dos módulos. Lembre-se que esses detalhes proporcionam uma grande diferença na composição do ambiente e quando mal colocados, podem causar um efeito inverso na experiência visual do local.  

Vantagens de aplicação

O interesse na utilização de móveis com LEDs em projetos de decoração vem em grande parte pela alta capacidade de adaptação e sofisticação que o material oferece para o ambiente. Mas além disso, existem algumas características que evidenciam as vantagens de optar por esse tipo de iluminação. Entre elas:

  • Durabilidade: com modelos chegando a uma vida útil com mais de 35.000 horas, os módulos de LED se diferenciam pelo o seu tempo de uso e garantia de uma iluminação mais prolongada e sem preocupações com trocas e manutenções constantes. 
  • Economia: em comparação com as lâmpadas comuns, os LEDs chegam a ser até 70% mais econômicos que os modelos comuns. 
  • Sustentável: as lâmpadas em LED são consideradas uma fonte de energia limpa e que não agride o meio ambiente, uma vez que não emite poluentes e pode ser reciclada. 

Crescimento no mercado da marcenaria

Com a crescente alta na popularidade dos móveis com LEDs, a procura por profissionais que possuem conhecimento para a aplicação dos módulos nos mobiliários também cresceu.

Em busca de uma maior praticidade para a execução dos seus projetos, o público que procura por marcenarias, também já busca por profissionais que além da montagem também executem a instalação e aplicação dos módulos de LED. Sabendo disso, cada vez mais grandes marcenarias tem buscado especializar os seus funcionários para que eles também realizem a instalação dos módulos, uma vez que na grande maioria das vezes, o projeto da mobília já vem adaptado com um espaço para a aplicação de lâmpadas e fitas de LED. 

Para isso é necessário treinar e especializar o funcionário para que o mesmo realize a execução do projeto e garanta a segurança na instalação.

Possibilidades de aplicação

Já sabemos que a utilização de móveis com LEDs em projetos de decoração são uma grande tendência entre os arquitetos, e diante de tantas possibilidades, decidimos destacar as principais formas de aplicação dessa tecnologia nos móveis, divididas em aplicações residenciais e comerciais:

LED em ambientes residenciais

Aplicações em sala de estar

A aplicação de lâmpadas de LED em salas de estar é feita para modernizar e trazer mais oportunidades de iluminação para o ambiente se adequando às atividades que podem ser feitas naquele espaço, como receber amigos, assistir televisão e fazer refeições.

Móveis com LEDs: Aplicação em salas de estar

Aplicações em cozinhas

Em cozinhas, a utilização de fitas de LED é comum em armários e detalhes na pia, auxiliando até mesmo na preparação dos alimentos.

Móveis com LEDs: Aplicação em cozinhas

Aplicações em quartos.

Em quartos, a iluminação em LED é aplicada para trazer um ar sofisticado e aconchegante para o espaço.

Móveis com LEDs: Aplicação em quartos

Aplicações em closets

Em closets, os LEDs devem ser aplicados de maneira que facilite a escolha das roupas e valorize as características das mesmas.

Móveis com LEDs: Aplicação em Closets

LED em ambientes comerciais

Aplicações em escritórios

Aplicações que proporcionam sofisticação e tragam estimulação para os funcionários trabalharem (atente-se a potência e a cor do LED para esses casos).

Móveis com LEDs: Aplicação em Escritórios

Aplicações em lojas

Aplicações em prateleiras e vitrines, a fim de destacar os produtos.

Móveis com LEDs: Aplicação em Lojas

A utilização de móveis com LEDs é uma tendência em projetos de arquitetura, e tem contribuído diretamente no desenvolvimento e crescimento do mercado da marcenaria.

Quer saber mais sobre como a utilização de LEDs tem transformado o mundo da decoração? Então confira o artigo que preparamos sobre o uso do perfil de LED, que tem auxiliado a elaboração desses projetos e atrelado mais elegância aos ambientes