A prova de impressão é um teste que garante a qualidade de imagem do projeto antes de começar a sua produção, e é considerada uma etapa extremamente importante para garantir que não haja falhas na versão final do projeto.

Você já ouviu falar no termo “prova de impressão”? Muito escutado em gráficas e empresas especializadas em comunicação visual, solicitar uma prova de impressão ou um teste de impressão, como preferir, é uma maneira de conseguir uma prévia do resultado final de um trabalho antes do mesmo ser enviado para a produção. 

Mas afinal, solicitar uma prova de impressão é realmente importante? O quão influente é a prova de impressão para o resultado final dos projetos? Entenda os motivos que tornam esse teste um processo muito importante para garantir que os seus projetos de comunicação sejam impressos com a melhor qualidade possível. 

O que é uma prova de impressão?

A prova de impressão é um termo utilizado para verificar a qualidade de um material a partir do seu arquivo digital, antes do mesmo prosseguir para a produção final. 

Independente do arquivo de impressão ter sido muito bem produzido, ele está apto a apresentar erros que não são perceptíveis no arquivo digital e que são visualizados apenas quando impresso. 

Com isso, podemos definir a prova de impressão, como um teste feito para a verificação de erros e falhas que não foram enxergadas no arquivo digital

Qual a importância de realizar uma prova de impressão?

A prova de impressão é um processo extremamente importante para assegurar que o seu arquivo impresso terá um resultado fiel ao seu arquivo digital. 

Entre os principais erros encontrados em arquivos, podemos destacar:

  • Diferença nas cores: se você trabalha com comunicação visual, sabe que existem diferenças entre a cor visualizada no monitor digital para o resultado expresso no trabalho impresso. Realizar uma prova de impressão, evita que essa diferença nas cores seja uma surpresa, e ajuda a corrigir erros para que o resultado final da cor esteja o mais próximo do desejado. 
  • Verificar erros: erros ortográficos e falhas de diagramação passam despercebidos até nos arquivos mais bem produzidos. A prova de impressão garante que esses erros sejam verificados e corrigidos antes de sua produção final. 
  • Qualidade de imagem: nem sempre a imagem que utilizamos é a ideal para o tipo de impressão que escolhemos, correndo o risco da mesma sair pixelada ou borrada dependendo do tamanho em que o arquivo será impresso. Com a prova de impressão, é possível verificar se o tamanho da imagem escolhida está de acordo e garantir que o resultado final seja impresso em alta qualidade. 

Quais os tipos de prova de impressão posso solicitar?

Como comentamos, a prova de impressão é um processo essencial para a conferência de de erros e falhas de diagramação, mas para assegurar ainda mais a qualidade de impressão, ela pode ser dividida em categorias mais específicas, como:

  • Prova de layout: utilizado para assegurar a qualidade na diagramação do arquivo. 
  • Prova de posição: testes em preto e branco realizados para verificar uma sequência de páginas e posicionamento de textos em arquivos grandes, como catálogos e livros. 
  • Prova de cor: essencial para a verificação dos tons de cores impressos, a prova de cor é serve para garantir que o arquivo seja impresso com o tom de cor que foi designado durante a elaboração do arquivo digital. 
Prova de impressão

A prova de impressão assegura mais fidelidade no trabalho impresso e evita grandes diferenças de cores, possibilidade de verificar erros e assegurar a qualidade de imagem do material.

A prova de impressão pode ser considerada um processo dispensável?

A prova de impressão é um processo extremamente importante para garantir que a impressão atinja o resultado esperado durante a confecção da arte no arquivo digital, mas isso não significa que ela seja totalmente indispensável. 

Em casos onde o solicitante acompanhe o processo de produção de perto, a prova de impressão pode ser dispensada e a confirmação a respeito da qualidade da impressão pode ser realizada na hora. 

Quando trabalhamos com comunicação visual, sabemos que para atingirmos o potencial máximo de qualquer ação, não basta somente a elaboração e desenvolvimento de um belo material de divulgação, mas também garantir que o mesmo seja impresso com a melhor qualidade visual possível a fim de despertar e conquistar o máximo da atenção dos clientes. 

Procurando saber mais sobre impressão e os fatores que influenciam diretamente na qualidade dos materiais impressos? Confira o nosso artigo sobre como a escolha das tintas influencia diretamente na qualidade final do seu material