A tecnologia 3D tem auxiliado no desenvolvimento de diversas áreas com soluções inovadoras e que atendem as demandas mais especificas. Descubra os principais setores beneficiados pela impressão 3D e como o seu uso tem resultado em grandes avanços para o mercado.

Desde a sua chegada, a tecnologia 3D tem conquistado espaço em diversas áreas apresentando soluções inovadoras que prometem facilitar o processo de ensino e auxiliar no aperfeiçoamento de várias técnicas. Muitos se perguntam quais são as reais possibilidades que a impressão 3D proporciona e em quais áreas sua utilização pode ser bem aproveitada.

Se você ainda é novo no mercado de impressão 3D e busca saber mais sobre as possíveis aplicações, preparamos esse artigo para você conhecer um pouco mais sobre os principais setores beneficiados pela impressão 3D e como ela favorece o seu crescimento.

Setores beneficiados pela impressão 3D: protótipos em produção

Cada vez mais as impressoras 3D tem ganhado espaço no mercado, proporcionando grandes avanços e a elaboração de novas técnicas para a industria.  

Áreas de aplicação

São inúmeros os setores beneficiados pela impressão 3D, mas alguns destacam-se por terem revolucionado a maneira que essas áreas trabalham. Entre elas, podemos citar:

Arquitetura

A área de arquitetura pode ser considerada um dos principais setores beneficiados pela impressão 3D. O desenvolvimento de projetos arquitetônicos tornou-se muito mais preciso e de qualidade com a possibilidade de criação de maquetes com um nível altíssimo de detalhes. Esses protótipos auxiliam o arquiteto na elaboração e execução do seu projeto e funcionam como uma base mais precisa para a correção de erros e alterações.

Na China, a impressão de casas em impressoras 3D já está próxima da realidade. Pode parecer algo fora da realidade, mas já existe uma empresa testando a construções de casas utilizando máquinas 3D de grande porte.

Engenharia

Da mesma forma que os arquitetos são favorecidos por essa tecnologia, os profissionais do ramo da engenharia também fazem parte dos setores beneficiados pela impressão 3D. Estudantes e profissionais das variadas áreas da engenharia como a civil, mecânica, elétrica, produção e outras, podem usufruir da produção de protótipos realísticos. Para o aluno, é uma oportunidade de ter um contato mais próximo com a sua futura profissão e de ajuda-lo no entendimento da matéria, e para o profissional, um elemento a mais para auxiliar no desenvolvimento de projetos com custos baixos.

A ideia de trabalhar com o 3D já é uma realidade e tem elevado o nível da engenharia ao redor do mundo.

Design e Moda

As áreas de Design e de Moda fazem parte dos setores beneficiados pela impressão 3D. Isso porque a criação de protótipos facilitou o trabalho de designers e estilistas, que antes do 3D só conseguiam ter uma ideia do resultado de seus trabalhos quando o material estivesse pronto. Com a impressão, é muito mais fácil para os artistas corrigirem e aperfeiçoarem suas criações através dos protótipos do que as visualizando através de uma tela de computador.

A impressão 3D permite um resultado final mais próximo do esperado pelo o artista, trazendo para a realidade um trabalho mais próximo do que foi idealizado.

Cosméticos

A área de cosméticos começou recentemente a se aventurar pelo segmento de impressão 3D. Normalmente compactos, os produtos da indústria de beleza são fáceis de serem produzidos e os custos são baixos para a produção em larga escala, e a impressão 3D permite uma produção com alto nível de detalhes. Dando o pontapé inicial para a introdução dessa tecnologia no mercado, a luxuosa marca Chanel lançou em Junho de 2018, a primeira máscara de cílios feita inteiramente feita em 3D.

Entretenimento

Por trás das câmeras, a indústria do entretenimento também está se tornando um dos principais setores beneficiados pela impressão 3D. O uso de softwares avançados de criação permite o desenvolvimento de personagens fictícios para games, séries e filmes. Com a impressão 3D é possível dar vida para essas figuras e torna-las ainda mais realistas. Em um caso recente, a impressão de protótipos ultra realísticos permitiu que os personagens do último filme da saga de “Stars Wars: O despertar da força” fossem elaborados com mais precisão e realidade.

Setores beneficiados pela impressão 3D: protótipo de boneco em produção

A impressão 3D já é uma realidade no segmento de entretenimento e auxilia na criação de personagens com um alto nível de detalhes para filmes e games. 

Saúde

Já pode se afirmar que o uso da impressão 3D tem participação direta nos avanços da área da medicina e sua utilização promete continuar fazendo grande diferença nos estudos e aplicações de novas técnicas do ramo. A impressão de protótipos extremamente realísticos, facilita no entendimento e na descoberta de soluções incríveis para pacientes ao redor do mundo. A impressão 3D já tem sido utilizada para a produção de próteses e restaurações dentárias.

Setores beneficiados pela impressão 3D: protótipo de coração em produção

Na área da saúde, a impressão 3D tem auxiliado na criação de protótipos extremamente realísticos e que colaboram para o estudo e novas descobertas médicas.

Educação

No setor acadêmico, as impressoras 3D têm se apresentado como uma solução estimulante de aprendizado e desde que começou a ser aplicada em colégios e universidades tem transformado a educação e os métodos de ensino ao redor do mundo. Na área de exatas, os professores utilizam as vantagens da impressão para facilitar o entendimento de fórmulas e equações. Na matemática, o conteúdo se torna mais interessante quando visto através de gráficos tridimensionais, e na física, ele é ideal para a simulação de partículas e nos estudos de mecânica, termologia e acústica. Na área de humanas, a impressão 3D também pode ser muito bem aplicada. Na disciplina de história, na construção de réplicas de objetos que foram importantes para o desenvolvimento de sociedades e culturas e na geografia, a possibilidade de o aluno estudar relevos, demografias e outras características de determinados países e regiões.

São diversos os setores beneficiados pela impressão 3D e conforme a tecnologia vai se desenvolvendo, espera-se que o seu uso esteja presente cada vez mais em novos segmentos da indústria, apresentando soluções práticas e que se adequam com facilidade às demandas mais especificas.