Ainda em dúvida se vale a pena investir no mercado de sublimação? Saiba quais são as principais projeções para o segmento e todas as vantagens que o ramo pode oferecer.

O mercado de sublimação tem apresentado um crescimento continuo e atraído anualmente diversos novos empreendedores interessados em investir no segmento. São inúmeras as possibilidades oferecidas pelos diferentes ramos de atuação que a técnica possibilita, o que torna a área extremamente atrativa para investir.

Muitos pensam em ingressar nesse setor atraídos pelas vantagens que a área oferece, mas afinal, quais são os benefícios de ingressar nessa área tão comentada? Se você está pensando em começar nesse mercado, separamos alguns pontos você compreender melhor o mercado e todas as possibilidades que o segmento de sublimação pode lhe oferecer!

Quais as vantagens de investir no mercado de sublimação? | Nova Silk

O processo de sublimação despertou o interesse de empreendedores do ramo de comunicação visual pelo seus baixo custo e facilidade de uso.

O que é?

A técnica começou a ganhar espaço no mercado há poucos anos por conta da facilidade e dos baixos custos de aplicação. O processo de sublimação se dá pela transferência térmica da tinta em formato sólido para o formato gasoso, assim marcando o objeto ou o tecido. Esse tipo de técnica revolucionou o segmento de estamparia e tem ganhado cada vez mais espaço pela sua variedade de opções e facilidade de uso. Antes do surgimento da sublimação, o processo de estampados era totalmente limitado ao uso de silk screen, um procedimento mais demorado, complicado e com custos maiores.

Quais as vantagens do segmento?

O mercado de sublimação ganhou a fama de ser uma área que para ingressar não é necessário um alto investimento inicial e com uma grande variedade de áreas para explorar. Entre os principais motivos que levaram o aumento no interesse pelo ramo estão:

1. Mercado em crescimento acelerado 

A Smithers Pira, empresa responsável pelo monitoramento do crescimento de diversos mercados, apontou que o segmento de sublimação deve ter um aumento de até 18,4% por ano até 2023. Uma das principais influencias que impulsionaram esse crescimento é o setor da moda. A impressão de tecidos personalizados para diferentes estilos de roupas aumentaram as possibilidades de criação de grandes empresas de vestuário, e a estimativa é que 900.000 m² de tecidos sejam impressos com sublimação até 2021, um valor que corresponde a até 140 estádios de futebol.

O segmento de moda é apenas um grande exemplo, mas o crescimento do mercado se dá desde a personalização de brindes a até artigos de decoração.

2. Flexibilidade no processo

O processo de sublimação como um todo é extremamente flexível e permite que o empreendedor tenha um maior controle sobre todo o seu trabalho, assim evitando desperdícios e produções desnecessárias. O processo de sublimação por si só é muito mais prático e econômico para o empreendedor e também para o cliente, uma vez que não existe uma quantidade mínima para ser realizada a produção e a gama de possibilidades de personalização permite a criação de estampas em um único equipamento, sem a necessidade de gastos com outros materiais como telas e chapas.

3. Variedade de produtos

Trabalhando com sublimação, o empreendedor possui acesso a produção de uma enorme variedade de produtos para os mais diversos segmentos, permitindo que o seu negócio seja expandido para segmentos diferentes da indústria. Como por exemplo, no segmento de moda é possível trabalhar com tecidos dos mais comuns, como microfibra, nylon e o cetim, até aos mais específicos como stretch, gabardine e o crepe.

Para a área de decoração é possível produzir azulejos personalizados, quadros e outros itens.

4. Baixo investimento inicial

Se você está preocupado com os custos de iniciais de abrir uma empresa nesse ramo, saiba que não há motivos para se preocupar. Para começar, é possível encontrar equipamentos e máquinas com preços acessíveis e com uma ótima qualidade de produção! Para começar, também não é necessário alugar um espaço totalmente destinado para a produção. Por não ocuparem tanto espaço, é possível realizar a produção até mesmo dentro de casa. Conforme o seu negócio for crescendo, aos poucos você pode ir ampliando o seu negócio e adquirindo novos equipamentos mais potentes.

O mercado de sublimação é um mercado que tem crescido em alta velocidade e possibilita muitas chances de crescimento. Para obter sucesso na área, basta saber explorar as oportunidades e todas as suas áreas de atuação.

Se convenceu que mercado de sublimação pode ser uma ótima área de atuação e quer dar o ponta pé inicial para a abertura do seu negócio? Que tal conhecer um pouco mais da tecnologia UV? Uma das mais recentes novidades do segmento de comunicação visual e que pode fazer grande diferença para a sua empresa.