fbpx

Como usar Fitas de LED para a decoração de ambientes e o que saber antes de instalá-las

Versáteis e econômicas, usar fitas de LED para a elaboração de projetos arquitetônicos e de iluminação se tornou uma tendência entre os profissionais que trabalham com decoração.

Conquistando cada vez mais espaço em grandes projetos arquitetônicos e de iluminação, as fitas de LED possuem capacidade de modernizar e transformar ambientes internos e externos por completo.

Extremamente versáteis, essas fitas podem ser aplicadas de maneiras variadas e para garantir 100% de efetividade e aproveitamento, alguns cuidados são necessários. Interessado em usar fitas de LED para a elaboração de um projeto, mas ainda não possui conhecimento completo sobre as possibilidades que o produto oferece? Preparamos a seguir um artigo com todas as informações necessárias sobre a utilização das fitas de LED e o que você precisa saber antes de instalá-la em um ambiente.

O que é uma fita de LED?

O LED é um pequeno dispositivo capaz de emitir luz de maneira eficiente e econômica, se tornando uma ótima solução para a iluminação de ambientes e projetos de arquitetura. Apesar de ser extremamente eficiente, um único LED não é capaz de iluminar ou destacar um ambiente por completo, e para proporcionar um bom efeito visual, ele deve ser aplicado em conjunto. Pensando nisso, surge a fita de LED, que nada mais é do que um agrupamento de diversos LEDs, com as mesmas intensidades e características, que quando conectados juntos criam um efeito visual único no ambiente.

O principal diferencial das fitas de LED, é que elas se adaptam aos mais variados ambientes e necessidades, podendo ser encontradas em rolos de diferentes tamanhos. Além disso, ainda contam com a possibilidade de serem cortadas em locais específicos, desde que o corte não rompa nenhum módulo e a quantidade determinada (normalmente, 3 ou 6 LEDs).

Cores e intensidade

Hoje, o mercado conta com inúmeros modelos e com especificações diferentes entre si, e para encontrar o produto ideal, é necessário atentar-se a alguns detalhes, sendo os principais:

Potência: é através dela que você irá medir a intensidade de luz emitida pela fita. Quanto maior a sua potência luminosa, mais forte será a emissão de luz. Atente-se que é através da potência do LED que você irá saber qual fonte de energia comprar.

Temperatura: toda fita de LED possui uma cor, e essa cor é medida através da temperatura do módulo de LED. Existem no mercado, fitas com diferentes cores, passando do branco frio até o branco quente, passando por 2000K a até 6000K de temperatura.

Cores: dependendo da necessidade e o efeito que se quer proporcionar ao ambiente, também é possível encontrar fitas coloridas. Existem modelos RGB, que são indicados para trazer detalhes em cores para determinados locais, como usar fitas de LED em móveis para o quarto, por exemplo.

Onde usar?

Cozinhas

Banheiros

Ambientes Integrados

Recepções

Lojas

Ambientes Externos

Sancas de geso

Como instalar?

As fitas de LED são fáceis e simples de serem manuseadas, porém para realizar a instalação de maneira correta são necessários alguns cuidados. Para realizar uma instalação com sucesso, siga os seguintes passos:

  • Decida o local em que a fita será aplicada: independentemente se a aplicação for realizada em paredes, móveis ou em algum objeto, é necessário verificar as medidas para aplicação correta do produto. Lembre-se que, se for necessário realizar um corte, a fita já possui cortes demarcados e um corte errado pode danificar o funcionamento do produto.
  • Determine a fonte correta: Cada projeto possui um tamanho diferente, e para garantir a estabilidade e qualidade de iluminação das fitas é necessária uma fonte diferente. Para isso, é aconselhável solicitar a ajuda de um profissional na área, que possui conhecimentos para aconselhar o que é melhor para cada projeto.
  • Realize a aplicação: após medir o local, garantir que o tamanho da fita se encaixe no local e adquirir uma fonte para conexão, chegou a hora de realizar a aplicação. A maioria das fitas de LED possuem uma fita de cola dupla, mas caso o seu modelo não possua, é recomendado se utilizar uma cola instantânea ou de contato, para garantir a fixação e estabilidade do produto. Atente-se para deixar a ponta com o conector em uma posição favorável, próxima a tomada. No caso das aplicações em tetos e sancas de gesso, é aconselhável conectar a fonte da fita junto ao interruptor.
  • Faça a ligação com a rede elétrica: normalmente, as fitas de LED já acompanham um plug para conexão na tomada, mas caso não acompanhe, ele pode ser facilmente adquirido separadamente. Para realizar a conexão, aplique os fios diretamente no plug com o auxílio de uma chave de fenda, prestando atenção nas polaridades.
Saber como usar fitas de LED corretamente é essencial para garantir que o produto funcione corretamente e proporcione alta qualidade de iluminação. Para facilitar a instalação, algumas fitas já possuem marcas de corte demarcadas. 

Mais econômicos e versáteis, usar fitas de LED para a decoração e iluminação de ambientes tem ganhado cada vez mais espaço em grandes projetos. Agora que você já sabe como instalar corretamente uma fita de LED e as principais vantagens de adquirir o produto, que tal explorar as possibilidades que o perfil de LED proporciona para as fitas de LED?

Gostou? Compartilhe

Receba nossos conteúdos

Assine nossa newsletter com dicas e novidades sobre o mercado de comunicação visual e lançamentos de produtos.