fbpx

Entenda a importância da manutenção preventiva em impressoras de grandes formatos

Você sabe a importância de criar uma rotina para a manutenção preventiva em impressoras? Conversamos com alguns dos nossos especialistas e separamos alguns tópicos importantes para você entender a necessidade desse processo tão importante para a saúde dos seus equipamentos de impressão. 

Sabemos que para um profissional do ramo de comunicação visual, a qualidade visual dos seus trabalhos é uma grande prioridade para garantir a confiança e conquistar qualquer cliente. Com a alta demanda do dia a dia, não importa o quão novo seja um equipamento de impressão, alguns cuidados são indispensáveis para garantir que a sua impressora funcione corretamente e com a mesma qualidade de impressão que ela tinha em seu primeiro dia de uso. 

Conhecida pelos técnicos como uma manutenção preventiva, essa revisão no aparelho de impressão é realizada por um profissional especialista na restauração e reparação de impressoras, onde ele garante que todos as peças estejam funcionando e com todas as reparações para que elas funcionem em seu máximo potencial.

Infelizmente, por conta dos custos envolvidos nesse tipo de manutenção, muitos profissionais da área acabam deixando essa revisão de lado, e com o tempo passam a produzir trabalhos de impressão em baixa qualidade e começam a ter problemas sérios com o seu equipamento de impressão. 

Para te ajudar a entender a importância da manutenção preventiva em impressoras, conversamos com alguns dos nossos especialistas Jetbest e separamos alguns tópicos importantes para você se convencer sobre esse processo. Confira a seguir:

Tipos de manutenção preventiva em impressoras

Podemos dividir a manutenção preventiva em impressoras em duas técnicas: a manutenção corretiva e a manutenção preventiva

manutenção corretiva acontece quando o equipamento de impressão já começou a apresentar alguma falha e geralmente acontece pela falta de revisões e manutenções preventivas no equipamento de impressão. Esse tipo de manutenção é mais cara, uma vez que seria necessário realizar a compra de peças novas para a substituição da peça que apresentou a falha e que está comprometendo o funcionamento da máquina.

Já a manutenção preventiva é feita justamente para evitar a realização da manutenção corretiva, que ocorre quando o equipamento apresentou falhas graves no seu funcionamento. Por ser considerada como uma revisão mais detalhada e específica nas peças do equipamento, a manutenção preventiva em impressoras é mais barata e previne o surgimento de grandes falhas que possam acarretar na troca de peças internas da sua máquina.

Quais são as etapas necessárias para realizar o processo de manutenção preventiva em impressoras?

O processo para a realização de manutenção preventiva em impressoras pode ser realizado em alguns passos e requer a presença de um profissional com experiência para que não ocorra erros durante o procedimento. 

primeira etapa se dá na desmontagem do equipamento para uma verificação mais detalhada em cada peça interna da máquina. O profissional irá analisar com cuidado o funcionamento individual de cada peça e irá realizar uma limpeza e higienização para evitar falhas e melhorar a qualidade de cada componente da impressora. 

Ao seguir para a segunda etapa, o técnico verificará a necessidade de realizar uma lubrificação nas peças do equipamento. Dessa forma, ele aumentará ainda mais a vida útil de cada dispositivo interno da máquina. 

Por último e na terceira etapa, será realizada uma regulagem geral em cada peça. Realizando essa calibração, o profissional garante que cada peça seja encaixada de maneira correta e garanta o seu potencial máximo de funcionamento, proporcionando trabalhos com maior qualidade e durabilidade ao seus projetos de impressão. 

Com qual periodicidade de tempo a manutenção preventiva em impressoras deve ser realizada?

Uma das principais dúvidas dos profissionais da área, é em relação sobre a periodicidade de tempo que eles devem realizar a manutenção preventiva em impressoras.

Para manter uma rotina de manutenções, você pode dividir a realização dessa manutenção em duas: manutenção por tempo de uso e manutenção pelo número total de ciclos

Para realizar a manutenção pelo número de ciclos, você deve checar o número informado pelo fabricante do seu equipamento. Geralmente, esse número é indicado no manual da impressora e ele possui base no número de páginas impressas pela máquina. 

Já a manutenção por tempo de uso deve ser realizada levando em consideração fatores externos que indiretamente afetam o funcionamento do seu equipamento, como poeiras, temperatura do ambiente, umidade da sala, rede elétrica, entre outros. Quando for programar esse tipo de manutenção, leve em consideração essas condições. Além disso, faça uma média do número de impressões que o equipamento realiza mensalmente. Quanto maior o volume, maior é o funcionamento exigido pelas peças do equipamento, logo maiores cuidados são necessários para garantir a capacidade de funcionamento máxima da peça. 

Dicas para aumentar os espaços de tempo para a realização de manutenção preventiva em impressoras

Alguns cuidados especiais podem ser realizados para aumentar a vida útil do seu equipamento e garantir uma periodicidade maior na realização de manutenções preventivas em seu equipamento.

Já citamos anteriormente em nosso blog, que a utilização de tintas falsificadas e de baixa qualidade podem comprometer diretamente o funcionamento do seu equipamento. Ao optar por insumos de origem desconhecida ou de fabricantes não conhecidos no mercado, você expõe o se equipamento a processos químicos duvidosos e que podem gerar entupimentos em sua máquina, podendo comprometer em 100% o funcionamento do seu aparelho. Quando for escolher tintas para o seu equipamento de impressão, opte por fornecedores e marcas conhecidas e que possuam garantia e suporte técnico. 

Além disso, faça uma inspeção externa e cuidadosa em seu equipamento para eliminar poeiras e resíduos que possam comprometer e atrapalhar o resultado final dos seus trabalhos de impressão. Apesar de parecerem inofensivas, a poeira se acumula facilmente sobre as peças e podem gerar danos graves no funcionamento. Utilize um pano sem fiapos e levemente umedecido, e cuidadosamente limpe o seu equipamento de impressão. Esse método não substitui o processo de manutenção preventiva, mas ajuda a evitar danos e prejuízos futuros no equipamento. 

Como criar uma rotina para a manutenção preventiva em impressoras + Planilha para controle

Sabemos que com a correria e a alta demanda do dia a dia, estabelecer uma rotina para a manutenção preventiva em impressoras pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso preparamos uma planilha desenvolvida especialmente para você criar uma rotina para a realização da manutenção preventiva em suas impressoras e ter um controle maior do status de cada equipamento. 

Essa planilha irá te dar uma visão geral sobre todos os seus equipamentos e irá aumentar a sua produtividade em relação a cada máquina de impressão. Ela está disponibilizada no google docs e também pode ser copiada para o seu excel. 

Curtiu? Então acesse o material clicando no link disponibilizado logo abaixo: 

Quer aprender e conhecer mais sobre o universo da comunicação visual? Então confira outros conteúdos disponibilizados em nosso blog

Gostou? Compartilhe

Receba nossos conteúdos

Assine nossa newsletter com dicas e novidades sobre o mercado de comunicação visual e lançamentos de produtos.