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Saiba como preparar uma comunicação para a Black Friday que seja diferenciada e de grande efetividade

A Black Friday é considerada uma das principais datas para o comércio, promovendo descontos que atraem anualmente milhares de clientes pesquisando produtos com preços mais atrativos. Possui um comércio e está pensando em participar da data esse ano? Confira o artigo que preparamos sobre o assunto e saiba como preparar sua comunicação para a Black Friday.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é um evento que movimenta o comércio mundial, atraindo milhares de clientes para as lojas em busca de produtos com grandes descontos. No Brasil, a data começou a ser praticada pelos comerciantes faz poucos anos, mas a cada edição a procura por promoções só aumenta.

Pensando em participar com a sua loja este ano? Saiba que preparar uma loja para a Black Friday vai muito além de aplicar descontos nos produtos, e para um evento de sucesso, a divulgação das promoções deve ser pensada com antecedência. Pensando nisso, montamos a seguir um artigo contendo algumas dicas e informações importantes que você precisa saber para montar uma comunicação para a Black Friday que seja efetiva e diferenciada dos seus concorrentes.

Planejamento

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e para garantir o máximo de efetividade na campanha, é necessário planejar a sua loja e a sua equipe com antecedência. São inúmeros detalhes que não podem passar despercebidos durante o planejamento da campanha de comunicação para a Black Friday e para facilitar o seu processo de organização, destacamos alguns itens:

  • Forneça descontos reais em seus produtos: a real proposta da Black Friday é fornecer descontos expressivos e que induzem o consumidor a realizar a compra. Quando o evento começou a ganhar força no Brasil, muitos comércios aumentaram os seus preços dias antes do início do evento, dando a falsa impressão de que os descontos eram reais no dia oficial. A prática foi condenada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que desde então fiscaliza os preços dos produtos no decorrer da campanha. Para evitar problemas, tenha atenção ao consumidor e mantenha a ética quando aplicar os descontos, pois essa pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar e conquistar novos clientes.
  • Anuncie o evento com antecedência: não importa qual for o seu segmento de atuação, criar uma expectativa para o evento trará uma atenção maior do consumidor para o seu comércio. Aproveite a sua lista de e-mails e as suas páginas nas redes sociais para divulgar a sua comunicação para Black Friday com descontos, assim como manter o seu blog atualizado com pequenas prévias, ajudando a aquecer a sua base de clientes.
  • Prepare uma comunicação para a Black Friday especial com outros comerciantes: por receio da concorrência, muitos comerciantes evitam realizar parcerias com outras marcas, mas em um grande evento como a Black Friday, unir as forças com outros comércios trará maior efetividade para as ações, uma vez que a divulgação será mais forte. Além disso, os custos podem ser menores, uma ver que será repartido com outros comerciantes.
Anualmente, o evento é responsável por movimentar cerca de R$ 3,38 bilhões de reais na economia e para garantir boas vendas, preparar uma comunicação para a Black Friday que destaque as suas promoções é essencial. 

Comunicação Visual

Saber como preparar uma comunicação para a Black Friday vai muito além de apenas divulgar descontos. É necessário programar com antecedência a linha de comunicação da sua loja no dia oficial do evento assim como nos dias que antecedem a data, a fim de aumentar a expectativa e chamar a atenção de mais clientes no dia oficial. Na hora de elaborar a comunicação visual, podemos destacar alguns itens que você pode aplicar em seu comércio:

  • Elabore comunicações que destaquem os descontos: é importante que o cliente se sinta à vontade dentro da loja para pesquisar e comparar os preços, e para isso é importante facilitar a maneira que o consumidor encontrará as promoções. A aplicação de etiquetas nas prateleiras dos produtos ajuda a sinalizar que o produto se encontra em promoção, assim como a utilização de wobblers nas prateleiras que destaca e chama a atenção.
  • Capriche na elaboração da sua vitrine: a vitrine é a porta de entrada para atrair e despertar a atenção de mais clientes para o seu comércio. Durante a Black Friday, ela funciona como um painel para a divulgação dos descontos que estão sendo oferecidos pela sua loja, o que a torna um dos principais focos para montagem durante a data. Existem opções práticas e fáceis para elaborar uma comunicação visual na sua vitrine e uma delas é utilizar o vinil eletroestático, que é um material visualmente atrativo e que ajuda a despertar interesse pelo seus produtos, além de ser um produto extremamente fácil de ser aplicado e retirado, uma vez que não utiliza cola e não deixa marcas no vidro.
  • Utilize banners para destacar os produtos e os seus respectivos descontos: os banners podem ser posicionados próximos a entrada da loja para anúncios, assim como ao lado ou suspensos próximos aos produtos para sinalizar a promoção. Por conta do seu tamanho, os banners são considerados opções baratas e de alta efetividade na divulgação de campanhas publicitárias e podem servir para chamar mais atenção para os descontos oferecidos na sua loja.
  • Mantenha uma linguagem de comunicação visualmente harmônica: apesar da Black Friday pedir uma comunicação mais chamativa, é importante que todos os elementos visuais tenham coerência entre si e estejam de acordo com a linha visual da loja a fim de criar um conjunto visual mais harmônico e agradável para o cliente não ficar confuso ao entrar na loja em busca de descontos.

Veja também: Como criar uma fachada de loja de grande destaque com a utilização de LEDs

Apesar de parecer uma tarefa um pouco difícil, saber como preparar uma comunicação para a Black Friday de maneira correta é essencial para os comerciantes aumentarem as suas vendas e ampliarem a sua base de clientes, mas para isso é necessário estudar o evento com antecedência alinhando os seus objetivos com uma comunicação visual harmônica e efetiva.

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