Você sabia que existem diferenças entre as tintas para impressão digital? Saiba como escolher a tinta correta para os seus trabalhos e garanta mais eficiência e durabilidade para os seus materiais.

O segmento de comunicação visual tem se expandido rapidamente, com opções que visam atender as mais variadas necessidades do mercado de impressão digital. Com tantas opções, é necessário atentar-se para as distinções entre as tintas a fim de saber qual se adéqua melhor para a sua necessidade.

Apesar de parecer ser uma tarefa fácil, escolher a tinta ideal pode ser confuso para quem é novo no ramo e saber as diferenças entre cada uma é essencial para atingir o melhor resultado de impressão e para conquistar novos clientes.

Nós já sabemos que antes de comprar uma tinta para impressão digital é necessário conhecer a procedência das tintas, mas você sabe em quais outros fatores é necessário redobrar a atenção? Se você está começando agora no ramo, separamos as principais diferenças entre as tintas para impressão digital que você deve saber na hora de escolher a correta para o seu negócio:

Tintas solvente

Ideais para aplicação em plásticos, papéis, madeiras, metais e papelão, a tinta solvente é uma das mais utilizadas no mercado. Com um aspecto líquido e uma secagem mais rápida por conta da evaporação dos solventes, os materiais impressos utilizando essa tinta são mais resistentes, flexíveis e duráveis, tornando a tinta adequada para a produção de cartazes e revestimentos que ficam expostos em ambientes externos.

Antes de optar por uma tinta solvente, é necessário atentar-se para dois fatores:

  1. – Quais são as características do material que receberá a impressão? Cada material, exige um tipo especifico de solvente, pois a aderência da tinta depende da qualidade do mesmo.
  2. – Como é a ventilação do local que você irá utilizar a tinta? Por conta do alto nível de solventes em sua composição, esse tipo de tinta possui um forte cheiro que caso aspirado com frequência pode ser extremante prejudicial à saúde humana, tornando necessário a sua utilização em um local bem ventilado.
Diferenças entre as tintas para impressão digital

Conhecer as principais diferenças entre as tintas para impressão digital é essencial para garantir resultado e mais eficiência para produções gráficas.

Tintas ecosolvente

As tintas ecosolventes destacam-se por possuírem menos solventes químicos em sua composição, o que a torna menos prejudicial para a saúde humana e para o meio ambiente. Além disso a tinta não possui cheiro e gera menos entupimento nos canos do equipamento, gerando menos custos com manutenções.

O seu uso é indicado para a produção de uma grande variedade de mídias e materiais, tais como papel, tecido, PET e materiais não PVC.

Por possuírem uma aderência um pouco menor, precisam de uma secagem com uma temperatura mais elevada e são compatíveis com cabeças Epson DX4, DX5, DX6, DX7, DX9, DX10.

Tintas sublimáticas

As tintas sublimáticas foram desenvolvidas para atender as mais complexas necessidades de sublimação. O processo se dá na transferência da tinta de um papel transfer para um outro substrato (que pode ser uma camisetas, uma canecas, etc), tudo isso é realizado através de uma prensa térmica que transfere a tinta do papel do estado sólido para o gasoso, fixando a imagem diretamente na base do material.

Feitas à base d´água, seu uso é voltado para a produção de brindes e mídias absorventes ou revestidas, e seu diferencial se dá no realce de detalhes e por proporcionar cores mais vivas.

Tintas UV

O principal diferencial das tintas UV se dá pela sua alta capacidade de adaptação em qualquer tipo de superfície ou substrato. Por não possuir solvente em sua composição, ela é mais sustentável e menos agressiva a saúde que as tintas convencionais. Além de que uma das suas principais vantagens se dá na produção de imagens em alta qualidade e com cores mais vivas.

O processo de cura na impressão UV acontece instantaneamente que evita a dispersão de tinta na superfície, e o seu uso é indicado para a impressão em substratos rígidos como madeira, metal, vidro e plásticos e também para substratos flexíveis como vinil, lona e tecidos.

Por ser um tipo de impressão que utiliza suportes mais resistentes às intempéries, a impressão UV é muito mais durável do que a impressão digital convencional.

Sua compatibilidade se dá com cabeças: KONICA, SEIKO, EPSON, RICOH e SPECTRA.

Tintas látex

As tintas látex são pigmentadas e compostas à base de água, com a cura realizada através do calor, que fixa o pigmento durante a impressão. Seu uso é voltado para a decoração de grandes paredes e murais, além de materiais para PDV, vinil, papéis, filmes, banners e diversos tipos de tecidos (incluindo os sem tratamento).

Essa tecnologia fornece mais durabilidade (até 5 anos para ambientes internos), resistência e por não possuir solventes também fornece menos riscos à saúde e para o meio ambiente.

O processo de escolha de tinta deve ser realizado com muita atenção, uma vez que irá influenciar diretamente no rendimento e produção do seu negócio.

Lembre-se, nem sempre a tinta de menor custo fornecerá a qualidade necessária para atrair e fidelizar mais clientes e para conquistar mais clientes, escolher tintas que gerem mais produtividade e durabilidade para os seus trabalhos de impressão digital é um fator extremamente essencial.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre as tintas para impressão digital, que tal conhecer um pouco mais do nosso portfólio de tintas e descobrir qual é a melhor para a sua necessidade?