Importantes por estabelecerem uma ponte entre o cliente e a marca, os materiais para PDV são indispensáveis para a criação e a composição do merchandising e da comunicação visual de grandes comércios. Apesar de parecer algo relativamente fácil, a falta de um bom planejamento no PDV pode influenciar diretamente nas vendas. Entenda como um bom planejamento no uso de materiais para PDV pode ajudar as vendas e a criar uma conexão melhor da sua marca com o público-alvo.

Com inúmeras opções e diferentes formas de aplicação, os materiais para PDV são elementos visuais que influenciam diretamente na comunicação visual de uma loja, e quando bem planejados, são capazes de aumentar o número de circulação de clientes e consequentemente um crescimento nas vendas.

Por funcionar como uma “porta de entrada” para a loja, são eles os responsáveis pelo primeiro contato do cliente com os anúncios que estão acontecendo no local, e para garantir que a informação seja entregue ao cliente com eficiência, alguns cuidados são necessários.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você elevar o nível dos seus materiais PDV e saber como um bom planejamento pode influenciar diretamente no crescimento e faturamento da sua loja.

Materiais para PDV

Quando bem planejados e aplicados, os materiais para PDV funcionam como ferramentas estratégicas para despertar a atenção dos clientes e influenciarem na decisão de compra. 

Conheça o seu espaço e crie um ambiente visualmente agradável

O primeiro passo para começar a planejar o uso de materiais para PDV é entender o seu espaço e as opções disponíveis para a utilização e aplicação dos materiais dentro da loja. Procure explorar a maneira que os seus produtos são disponibilizados, e caso necessário, realize uma reorganização no espaço. Essa etapa também é necessária para você saber o quanto investir e quais os tipos de materiais para PDV são os mais adequados para a sua marca.

Além disso, um fator importante é averiguar a iluminação do local. Já se sabe que lojas com problemas de iluminação tendem a vender menos, uma vez que dificultam a visão clara do cliente sobre o produto e uma loja bem iluminada desperta, mas atenção. Uma loja bem iluminada, além de ser visualmente mais atrativa, traz um ar mais moderno para os ambientes e ajuda a destacar as principais qualidades e diferencias do seu produto.

Saiba mais: como tornar o seu negócio visualmente mais atrativo com o uso de lâmpadas de LED

Tenha uma identidade visual

Com o espaço da loja bem estudado e todas as possibilidades para a aplicação dos materiais para PDV devidamente exploradas, está na hora de começar a preparar as comunicações. Para essa etapa, é muito importante que a sua marca possua uma identidade visual bem definida e que a mesma esteja de acordo com a proposta da marca.

Caso você ainda não tenha trabalhado no aspecto visual da sua marca, ou ainda não tenha uma identidade definida, saiba que essa etapa é crucial para produzir uma comunicação efetiva com o seu público e caso você ainda não possua, já está na hora de criar uma. Quando uma marca possui um logo próprio, e utiliza um mesmo padrão de cores, formas e fontes, ela é capaz de transmitir mais confiança e credibilidade para o cliente.

Uma identidade visual bem definida está dentro dos principais pilares de sustentação de estratégia de comunicação de qualquer empresa, pois é através dela que ocorrerá a fixação da marca na mente do cliente.

Aplique as comunicações adequadas

Com a identidade visual da marca bem definida, está na hora de começar a explorar todas as possibilidades e materiais para PDV que o seu espaço permite, e a partir disso começar a criação da comunicação. Existem alguns materiais para PDV mais famosos e que costumamos encontrar com mais facilidade nas lojas durante o dia a dia, como:

  • Balcões de PDV;
  • Testeiras;
  • Backlits
  • Displays de mesa;
  • Letras-caixa;
  • Wobbler;

São inúmeros os materiais para PDV existentes no mercado e uma vez que você já explorou e entendeu o seu espaço comercial como um todo, será mais fácil decidir quais tipos de materiais para PDV se adequam e funcionam melhor para a sua marca.

Treine a sua equipe e invista no relacionamento com o cliente

Os materiais para PDV são utilizados para trazer mais destaque para os produtos e influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor, mas um bom atendimento pode ser a jogada final para gerar a venda. Para isso, é necessário treinar a equipe para sempre atender o seu consumidor com excelência, tirando dúvidas e compartilhando informações que agreguem valor ao produto.

Além disso, investir em criar um relacionamento com o cliente é uma forma de garantir que o mesmo retorne para a sua loja posteriormente. Para isso, criar um canal para a comunicação com o seu consumidor pode te ajudar a compartilhar novidades, lançamentos e promoções, e tudo isso podendo ser feito através das redes sociais da marca ou também por e-mail.

Quer saber como continuar investindo na comunicação visual da sua loja e atrair mais clientes? Leia o nosso guia sobre como melhorar a fachada da sua loja.