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Mercado de brindes: como começar a trabalhar com personalizados?

O mercado de brindes recebe anualmente diversos empresários interessados em investir no mercado, atraídos pelo forte crescimento e diversidade de atuação que a área oferece. Pensando em começar uma empresa no mercado de brindes? Saiba como começar a trabalhar com personalizados e descubra os principais detalhes que você precisa saber antes de abrir uma empresa no ramo.


O mercado de brindes movimenta no Brasil cerca de 43,9 bilhões de reais por ano, trazendo para o mercado inúmeras empresas interessadas em abrirem o seu próprio negócio e buscando uma fatia desse crescimento acelerado que o setor apresenta todos os anos.

Apesar de ser um segmento em expansão e com um mercado aquecido, para obter sucesso na área é necessário prestar atenção em alguns detalhes, que vão desde a qualidade dos produtos oferecidos a até os tipos de equipamentos utilizados na produção dos materiais, para assim, você se destacar entre a concorrência. Se você está pensando em começar a trabalhar com personalizados e dar início para a sua própria empresa de brindes, separamos algumas dicas que você deve se atentar para fazer o seu negócio crescer e destacar-se na área:

Mercado de atuação

Antes de começar a trabalhar com personalizados, é importante entender e decidir quais segmentos serão explorados pela sua empresa, uma vez que a partir dessa segmentação será possível saber em quais equipamentos investir. Como estamos falando de um mercado extremamente amplo, se dedicar e se especializar em apenas alguns tipos de produto, pode diferenciar o seu negócio dos concorrentes e faze-lo ganhar uma atenção maior do público com mais rapidez.

Conforme a sua empresa começar a ganhar espaço no mercado de personalizados, você pode ir abrindo espaço para outras especialidades.

Conhecimentos em programas de edição

Uma vez que o segmento de atuação da sua empresa for decidido, chegou a hora de começar a trabalhar no seu portfólio. Para isso, possuir conhecimentos em programas de edição, apesar de não ser obrigatório, pode ser um grande diferencial na hora de oferecer produtos modernos e personalizados para o seu público.

Quando você ou algum membro da sua equipe possui habilidades em softwares de edição, maiores serão as possibilidades de criação e de trabalhar com personalizados, visto que os seus produtos serão exclusivos. Muitas empresas, começam o seu comércio com estampas prontas, que são facilmente adquiridas em sites online, porém acabam ficando limitadas a oferecer somente o que foi comprado por outra empresa.

Com estampas próprias, além de você se tornar exclusivo, você não possui gastos comprando materiais prontos de outras empresas.

Equipamentos

Com o segmento de mercado definido e um bom conhecimento nos softwares de edição, chegou a hora de saber quais tipos de equipamentos adquirir baseados nas suas intenções de mercado.

São inúmeros equipamentos utilizados para trabalhar com personalizados, mas iremos destacar os essenciais, que são eles:

  • Impressoras: extremamente necessárias na hora de trabalhar com personalizados, são elas as responsáveis em trazer o seu projeto de criação para a realidade. Existem diversos modelos, dos mais simples até os mais completos. Com a impressora, será possível imprimir estampas que podem ser aplicas em camisetas, almofadas, ecobags, canecas e outros tipos de presentes.
  • Plotter de recorte: os equipamentos de recorte possuem inúmeros recursos e são responsáveis por realizar o recorte de banners, placas, tecidos e outros produtos. Sua principal utilização se dá para a decoração, uma vez que ele é ideal para o recorte de detalhes que podem ser aplicados em locais como roupas, adesivos e ecobags!
  • Máquinas para estamparia: o aparelho de estampa também se enquadra como um acessório essencial para quem deseja trabalhar com personalizados. São elas as responsáveis por transferir a estampa impressora para o objeto desejado, como em camisas (mais comum), canecas, bonés, chinelos, entre diversos outros objetos seja por meio de calor, temperatura ou pressão.
Conhecer o seu público e o seu mercado de atuação é ideal para realizar a compra de equipamentos corretos e apropriados para o seu modelo de negócio.

O mercado de brindes pode parecer ser desafiante, mas uma vez que você entender e conhecer as principais técnicas, você começará aos poucos formular o propósito do seu negócio e expandindo as áreas em que você poderá atuar.

Lembre-se: trabalhar com personalizados, significa estar em constante busca por conhecimento e por novas técnicas para aprimorar e desenvolver o seu negócio.

Quer saber mais sobre outras áreas do mercado? Então leia o nosso artigo que preparamos sobre o mercado de sublimação e os principais benefícios que a área tem a oferecer.

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