Um plano de sinalização de segurança não se resume à apenas a aplicação de placas nas paredes. Descubra a importância da aplicação correta da sinalização de segurança para pisos e o seu impacto em situações de emergência.

Não importa o tipo de ambiente em que você esteja, um local bem sinalizado e com todas as normas de segurança devidamente aplicadas é essencial para evitar situações de pânico e para manter o bem-estar de todos em situações de emergência.

Para quem não tem conhecimento no assunto, é normal imaginar que a sinalização através de placas nas paredes seja o suficiente para garantir a segurança, mas você sabia que também é necessário aplicar adequadamente sinalizações de segurança para pisos?

Pensando em quem ainda não conhecia a importância da utilização de sinalizações de segurança para pisos, separamos algumas informações importantes sobre esse tipo de sinalização e a quão necessário é a sua aplicação para garantir mais segurança em situações de emergência.

Qual a importância de aplicar uma sinalização de segurança adequada para pisos?

Imagine uma situação de incêndio: o fogo se alastra rapidamente pelo local e a fumaça sobe rapidamente, tampando a visão de quem encontra-se dentro do ambiente. Além disso, a falta de energia torna as escadas de segurança a única opção segura para a saída do local. Para garantir que todas as pessoas que estejam dentro do local consigam evacuar, a sinalização de segurança para pisos é essencial para a indicação de rotas de fuga, sinalização de objetos e marcações de escadas e degraus.

Sem uma indicação apropriada no solo, é muito provável que as pessoas que estejam presas em uma situação de emergência enfrentem muitas dificuldades para sair do local, uma vez que a fumaça sobe rapidamente e afeta diretamente os instintos de direção da pessoa.

Vale também ressaltar que a sinalização de segurança para pisos faz parte da ABNT NBR 13434, e o seu uso é obrigatório.

Quais os principais tipos de sinalização de segurança para pisos?

Em conjunto com outras obrigatoriedades, a sinalização de segurança para pisos é obrigatória, e se você possui uma empresa saiba que ela deve ser utilizada em conjunto com outros tipos de sinalização. Para facilitar o seu entendimento sobre o uso desse tipo de sinalização, separamos alguns exemplos de como a sinalização de segurança para pisos pode ser aplicada:

  • Demarcações

As demarcações são utilizadas para sinalizar áreas de grande movimentação de pessoas, como escadas, rampas e corredores. Em grandes propriedades, o uso de demarcações no chão é essencial para sinalizar e demarcar rotas de fugas e acesso a equipamentos de combate a incêndios.

  • Antiderrapantes

As fitas antiderrapantes são utilizadas para garantir a segurança em locais com alto nível de circulação de pessoas como escadas, rampas, corredores e saídas de emergência. O seu uso é necessário para sinalizar caminhos e para dar mais segurança, além de evitar acidentes em situações que sejam necessários evacuações de emergência.

Sinalização de segurança para pisos: qual a importância de aplica-la corretamente?

Os antiderrapantes fazem parte dos itens essenciais de sinalização para pisos, além de proporcionarem mais segurança e menos acidentes em situações de emergência e evacuação. 

  • Obstáculos

As sinalizações de segurança para pisos também são utilizadas para sinalizarem obstáculos como vigas, degraus, pigas, desníveis, entre outros. Esse tipo de sinalização, junto com as fitas antiderrapantes tornam mais segura as rotas de fuga em situações de emergência e de pânico.

  • Sinalização para equipamentos

Alarmes, extintores, hidrantes e mangueiras são alguns exemplos de equipamentos que podemos encontrar em edifícios equipados com materiais para combates a incêndios. A localização desses equipamentos deve ser devidamente sinalizada no solo afim de facilitar o seu encontro em situações de pânico, além de obrigatoriamente ser fotoluminescente.

O uso de uma sinalização adequada garante mais segurança e é indispensável para o bem-estar de qualquer ambiente.

Se você está se aprofundando no mercado de sinalização ou quer conhecer as principais obrigatoriedades que devem ser seguidas em empresas ou condomínios, que tal conferir o nosso artigo com as principais leis de sinalização de segurança existentes?