fbpx

Tintas de baixa qualidade podem danificar sua impressora

7 motivos para não comprar tintas para impressão digital de baixa qualidade e sem procedência

No mercado de comunicação visual, sabemos que uma boa publicidade é de extrema importância para impactar e chamar a atenção de um possível consumidor. Esse é um dos motivos pelo qual tanto grandes quanto pequenas empresas estão cada vez mais exigentes em relação às suas produções.

No entanto, para atingir um nível de excelência na produção de materiais publicitários e de comunicação visual, é de extrema importância a utilização de insumos de alta qualidade. Um dos insumos que apresenta grande impacto no resultado final das produções são as tintas para impressão digital.

As tintas para impressão digital de baixa qualidade geram, em um primeiro momento, uma pequena economia. Entretanto, essa escolha pode acarretar gastos fora do orçamento além de transtornos na entrega da produção.

Por ser um material com um custo um pouco elevado, muitas gráficas e agências acabam optando pela compra de tintas para impressão digital de baixa qualidade, com menor custo e sem referência anterior no mercado, além de não se atentarem nas principais diferenças entre as tintas. E na maioria das vezes, essa pequena economia pode acarretar gastos fora do orçamento além de transtornos na entrega da produção.

Para alertar os consumidores que optam por escolher tintas para impressão digital de baixa qualidade, listamos 7 motivos que demonstram que essa opção pode não ser uma boa ideia:

1. Você pode danificar a sua impressora permanentemente

Quando você opta pela compra de tintas falsificadas ou de marcas próprias, você não sabe a origem e muito menos a composição do material que está inserindo na sua impressora, e isso pode gerar danos irreversíveis em sua máquina.

Tintas de baixa qualidade podem ocasionar em entupimentos e até mesmo na perda total da cabeça de impressão. Isso acontece por conta das formulações químicas que são utilizadas nessas tintas falsificadas, ocasionando falhas e podendo deixar a impressora inutilizável.

2. A performance de sua empresa será prejudicada

Quando uma empresa opta por utilizar tintas de baixa qualidade, ela está escolhendo inserir em sua impressora um produto que não passou por um controle de qualidade. Produzida com matérias-primas de baixa qualidade, a tinta falsificada pode ser notada imediatamente pela impressora, tornando a produção mais lenta e com a possibilidade de apresentar muitas falhas e rasuras na impressão final ou a médio prazo com desbotamento precoce do material já instalado.

3. Seu cliente ficará insatisfeito e o retrabalho irá aumentar

O nível de exigência por parte das empresas está cada vez maior e a entrega de um material em alta qualidade é o mínimo esperado por qualquer pessoa que opta por realizar uma produção em uma gráfica especializada.

Quando uma empresa de comunicação visual opta por tintas de baixa qualidade ou falsificadas, as chances de não satisfazer o seu cliente aumentam. A baixa qualidade apresentada na impressão pode fazê-lo desistir do negócio e optar por realizar a produção em um concorrente. Um aumento nos custos operacionais também será notado, uma vez que será necessário um retrabalho até chegar ao resultado desejado.

4. Tinta falsificada não oferece suporte ao cliente

Ao optar pela compra de tintas de marcas próprias ou falsificadas, abre-se mão do apoio técnico e da garantia que uma marca oficial pode fornecer caso o consumidor precise de algum auxílio, informação ou assistência especializada para o seu material.

5. Vida útil mais curta

Muitos consumidores optam por comprar tintas falsificadas levando em consideração apenas a “economia” gerada em um primeiro momento. Porém, o que não é levado em consideração acaba se tornando um gasto desnecessário:  a reposição da tinta em um curto intervalo de tempo. A qualidade inferior da tinta faz com que sua durabilidade também seja menor, uma vez que o consumo da impressora torna-se maior.

6. A qualidade das cores será inferior

Tintas de baixa qualidade e falsificadas não acompanham suporte ao produto, e por não possuírem perfil de cores elas não garantem fidelidade das cores. Na maioria das vezes, a variação nos tons após a impressão é perceptivelmente inferior, o que compromete diretamente o resultado final do material. Por terem pigmentação promocional, não atingem o gamut de cores normativo e aumentam o consumo de tinta. Optar por tintas de baixa qualidade significa ter uma qualidade de impressão sempre inferior ao concorrente que faz a utilização de tintas e produtos de qualidade.

Saiba mais: como aumentar a qualidade e fidelidade de impressão com um perfil de cor

7. Gasto excessivo com a troca de peças

Devido à baixa qualidade, as tintas falsificadas podem comprometer diretamente a cabeça de impressão da máquina, gerando entupimentos que podem levar à perda total da peça. Quando o entupimento é identificado, o usuário é obrigado a realizar a troca da peça, na tentativa de restabelecer a qualidade de impressão.

Os argumentos apresentados acima tiveram o intuito de alertá-lo sobre os riscos de adquirir tintas falsificadas e de baixa qualidade. É importante ter sempre em  mente que apesar de serem mais baratas, algumas tintas podem ocasionar problemas graves na impressora. Muitos desses problemas podem demorar para aparecer, mas eles sempre chegam e com eles vêm também os altos custos para manutenção e reparos.

Agora que você já tem em mente os motivos para não comprar tintas falsificadas, que tal alguns para comprar somente originais? A Nova Silk é a revendedora oficial das Tintas Jetbest no Brasil desde 2005, e você pode conferir aqui nossa linha completa de produtos clicando aqui.

Gostou? Compartilhe

Receba nossos conteúdos

Assine nossa newsletter com dicas e novidades sobre o mercado de comunicação visual e lançamentos de produtos.