fbpx

Conheça os tipos de sinalizações internas indispensáveis para sua empresa

Conheça 4 tipos de sinalizações internas que a sua empresa não pode deixar de ter. 

Sabemos que um dos principais deveres de qualquer corporação é prezar pela segurança e bem-estar de todos os funcionários e clientes que visitam a empresa. Montar um plano de sinalização muitas vezes pode ser bastante complexo e confuso para quem não esta habituado com todas as regras e leis existentes, ainda mais se considerarmos que cada companhia possui peculiaridades e características diferentes.

Sinalizações internas de segurança instaladas corretamente podem evitar acidentes, assim como ajudar em situações de emergência. 

Apesar de existir uma lei que obrigue o uso de determinadas sinalizações internas, muitas empresas ainda possuem dificuldades e não entendem a importância de sinalizar corretamente determinadas áreas. Mas afinal…

Para que serve as placas de sinalização de segurança?

As placas de sinalização de segurança foram desenvolvidas pensando no bem estar da sociedade, possuindo uma função de extrema importância para o nosso dia a dia. Graças a ela, é possível evitar grandes acidentes e tornar determinados locais mais acessíveis.

Quando não se há uma sinalização adequada, a locomoção e a orientação de localização podem ser comprometidas, e em alguns casos, pode ocasionar multas caso a mesma não esteja dentro do formato exigido pelas leis de seguranças.

Quais tipos de sinalizações internas não podem faltar na minha empresa?

Entre as principais placas, podemos destacar:

1. Sinalização indicativa

sinalização indicativa é essencial em locais de grande circulação de pessoas, pois serve como uma informação para orientar e ajudar na localização de salas, banheiros e diferentes setores dentro da empresa.

Nesta categoria, também se encaixam as sinalizações direcionais que são usadas para indicar lugares e setores através do uso de setas.

As placas indicativas também podem ser utilizadas para outros fins, como placas que sinalizam a proibição de fumar, elevadores e para fins específicos que são personalizados de acordo com cada necessidade.

2. Sinalizações de emergência

As sinalizações de emergência são placas de extrema importância para induzir ações que evitem um acidente. Sua posição deve ser feita em locais que levam a saídas de emergência, sistemas de proteção (como mangueiras), rampas, escadas e equipamentos contra incêndios. Seu principal diferencial se dá pelo uso de cores, símbolos e mensagens, e devem atender as normas estabelecidas com a ABNT NBR 13434 (partes 1, 2 e 3).

A sinalização de emergência é classificada como uma sinalização básica, e por isso é essencial sua aplicação em qualquer tipo de edifício que exija sua utilização seja por norma ou regulamentação. Dentre as principais sinalizações de emergência podemos destacar: saídas de emergência, indicador de extintor, itens de primeiros socorros, entre outros.

3. Sinalizações de aviso

Atitudes proibidas e alertas englobam o grupo conhecido como “sinalizações de aviso”. Essas placas possuem como objetivo alertar o indivíduo a respeito de alguma atitude que deve ser evitada no local que ingressam e são usadas principalmente para evitar acidentes de trabalhos e consequências graves.

4. Sinalizações de obrigação

As sinalizações de obrigação englobam todas as atitudes e equipamentos que devem ser utilizados antes de entrar em determinado local. Esse tipo de sinalização é muito utilizado em hospitais, clinicas e em áreas onde equipamentos de segurança são exigidos.

Já vimos que ter uma sinalização de segurança completa é indispensável para o bem-estar e segurança dos funcionários de qualquer empresa e agora que você já conhece os 4 principais, esperamos que elas sejam aplicadas com sucesso em seu ambiente de trabalho.

Gostou? Compartilhe

Receba nossos conteúdos

Assine nossa newsletter com dicas e novidades sobre o mercado de comunicação visual e lançamentos de produtos.