A fachada é a principal porta de entrada para o cliente ao seu negócio. Descubra a importância de ter uma fachada de loja bem produzida, e como ela pode ser usada para atrair e despertar a atenção de mais clientes para a sua empresa.
Você já parou para pensar na influência que uma fachada de loja pode causar na mente dos consumidores quando olham para a sua empresa?
Sendo uma ferramenta indispensável e extremamente relevante para a divulgação do seu negócio, uma fachada deve ser devidamente elaborada para a atingir novos consumidores, transmitir o propósito da marca e ser a responsável pela primeira impressão que o cliente terá com a sua loja.
Quer saber quais os cuidados são necessários para criar uma boa fachada de loja? Acompanhe nossas dicas a seguir no conteúdo especial que preparamos sobre o assunto:
Qual é a importância de ter uma fachada de loja bem elaborada?
Quem trabalha com comércio, sabe o quão difícil é se destacar da concorrência, ainda mais quando nas proximidades do local existem comerciantes do mesmo segmento.
Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), foi verificado que até 17% dos consumidores consideram importante que ter uma fachada atrativa é crucial para decidirem se devem ou não entrar no local.
Mas não basta uma fachada ser criativa para conquistar o cliente. Nessa mesma pesquisa, cerca de seis em cada dez consumidores alegam que a fachada é essencial para a identificação da proposta da marca e 59% utilizam as informações que constam nela para decidirem se a loja tem ou não a ver com o seu gosto pessoal.
Logo, produzir uma fachada criativa se torna um grande diferencial para chamar a atenção do consumidor.
Entenda e estude o local e os hábitos dos consumidores locais
Como já comentamos, a localização e o entorno do comércio é um fator extremamente importante e de grande influência para a configuração da sua fachada.
Faça um estudo do local e prepare uma listagem com os principais erros e acertos que os comerciantes ao redor fazem com as suas fachadas. Fazendo essa simples “lição de casa”, as chances da sua fachada ter um efeito visual melhor que a dos concorrentes, é muito maior, despertando e chamando mais atenção.
Além disso, com o forte crescimento das vendas online, entender como o consumidor da área se comporta ajudará a trazer mais efetividade para a sua fachada. O que o consumidor que caminha pela rua da sua loja costuma procurar? Quais são os seus hábitos de consumo? Qual o seu poder de compra? Tendo essas informações, fica mais fácil aumentar a efetividade da sua fachada de loja.
Antes de começar a desenhar o projeto, lembre-se de se atentar para as medidas disponíveis para produção da fachada, pois assim você faz um balanço do que é importante ou não adicionar na fachada.
Verifique as normas e leis referentes a propaganda e comunicação visual da sua cidade
Outro ponto extremamente relevante que deve ser verificado antes de começar o seu projeto de fachada de loja, é saber quais são as limitações impostas pelas leis da sua cidade que se referem a comunicação visual.
Entenda as restrições, e comece a elaborar o seu projeto em cima das limitações impostas pelo o seu município. Dessa maneira, você evita gastos desnecessários e também evita multas para a sua empresa.
Tenha uma identidade visual bem definida e foque no design
A sua marca possui uma identidade visual? Quais cores fazem parte do seu padrão de comunicação? Qual a mensagem que você quer que a sua marca passe para as pessoas? Essas perguntas são apenas alguns exemplos que devem ser considerados na hora de começar a produzir a fachada.
O design da fachada é importante? Sim, e por isso, caso você não tenha experiência na produção, contrate e de valor a um bom profissional de design, pois o seu papel na criação é extremamente importante, e ter a sua identidade visual bem definida irá ajudar o profissional criar a melhor solução visual para o seu negócio.
Utilize recursos de iluminação
Já parou para pensar em como a sua fachada de loja irá ficar durante a noite? Por isso, é importante apostar em um projeto que enquadre também uma boa iluminação.
Hoje em dia, existem opções econômicas e que proporcionam um incrível efeito visual, seja durante o dia ou durante a noite. O uso de módulos de LED, tem sido a opção número um dos comerciantes na hora de montar a sua fachada visual, pois é uma opção extremamente versátil e que se adapta facilmente a qualquer necessidade visual.
Se você está pensando nessa opção, dá uma conferida no nosso post sobre o uso de leds na fachada de loja.
Explore as opções que o mercado oferece
Quais são os elementos visuais que você pretende utilizar na sua fachada? Será uma fachada impressa em lona? Você irá utilizar letras-caixas para aumentar o potencial visual da sua marca?
Hoje, o mercado de comunicação visual oferece inúmeras opções que ajudam a elevar o nível e a proporcionar um efeito visual mais completo para o seu negócio. Alinhe as suas expectativas com a mensagem e identidade visual da sua empresa e busque o que mais encaixa com o perfil da sua marca e do seu consumidor.
E aí, em qual etapa o seu projeto de fachada se encontra? Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que ajudem a trazer mais vida e movimento para o seu negócio.
Precisa de mais dicas de como melhorar a comunicação dentro da sua loja? Então confira esse artigo que preparamos sobre como o uso de materiais PDV podem ajudar a aumentar e melhorar as suas vendas.